
No nosso centro, é elaborado um programa de tratamento de cicatrizes de acne.
Um programa de cuidados com a pele de curto prazo (6 meses) e longo prazo (1 ano) é projetado para suavizar cicatrizes de acne de modo a evitar novas.
Classificação de cicatrizes de acne:
1. “Quebra-gelo” (picador de gelo — eng.).
As cicatrizes mais comuns são cicatrizes estreitas, pontiagudas e profundas, com cerca de 2 mm de diâmetro, atingindo a derme profunda. A cicatriz é mais larga na superfície e afunila na base, criando um formato em V. Na maioria das vezes, essas cicatrizes estão localizadas na área da bochecha, colocadas em grupos, criando pequenos orifícios profundos e pontilhados. Parecem buracos no gelo, por isso receberam esse nome. Visto que esta categoria de cicatrizes de acne são profundas, é muito difícil nivelá-las com os tratamentos superficiais normais. São aplicados procedimentos que atuam nas camadas profundas da pele.
2. “Boxcar”.
Cicatrizes de acne também são comuns, especialmente ao redor das bochechas e têmporas. Angular, de arestas vivas, em forma de U largo, geralmente redondo ou linear. Eles são chamados pequenos se atingirem uma profundidade de 0,1-0,5 mm. Além disso, as cicatrizes deste tipo podem atingir as camadas médias da pele ou formar-se profundamente, até a camada reticular da pele. Nestes dois casos, é necessária uma combinação de procedimentos.
3. “Ondas” (rolando).
Na presença de lesões nas camadas mais profundas da pele, as cicatrizes de acne são formadas em forma de ondas – largas, rasas, com 4–5 mm de diâmetro. Sob eles estão localizadas fibras de tecido fibroso, que com o tempo “puxam” para baixo as camadas superiores, formando ondas na superfície da pele. Querendo corrigi-los, a separação costuma ser usada durante o tratamento.
4. Cicatrizes hipertróficas (convexas)
Cicatrizes pineais, irregulares e salientes são frequentemente chamadas cicatrizes queloides. Eles são formados principalmente nas áreas do tórax, costas, pescoço, bochechas e maxilar inferior. Criada após acne cística ou nodular, com formação de hipercolágenio — quando a cicatriz se eleva acima da superfície da pele. Eles podem diminuir com o tempo. São utilizadas injeções medicamentosas de métodos de tratamento combinados, com a ajuda de que se alcançam resultados surpreendentes.
5. Pigmentação pós-inflamatória, cicatrizes de acne precoce ou vermelha
Eles são difíceis de esconder, e a vermelhidão, e as cicatrizes deixadas depois deles os tornam mais visíveis, mesmo depois que a erupção cicatrizou. Eles não são cicatrizes. Após a inflamação, ocorre hiperpigmentação – manchas rosadas que tendem a se formar após lesões profundas da pele, mais frequentemente com acne cística nodular. A hiperpigmentação pós-inflamatória ocorre durante a cicatrização da erupção acneica por um período de 6 a 12 meses e faz parte do processo inflamatório. Se não for tratada, permanece por muito tempo, clareia e forma cicatrizes.